Virei notícia!

Oi, gente!

Postagem rapidíssima pra dizer que virei notícia no site da universidade! O texto pode ser lido aqui!

A correria segue grande e dia 18 entrarei de férias. A sensação é de que cheguei aqui ontem, mas o primeiro semestre já está quase no fim. Loucura, né?

Até a próxima postagem!

8 thoughts on “Virei notícia!

  1. Li a notícia Virgínia! Muito legal! Estudo engenharia química na UFPE, mas a minha nota do IELTS foi 6. Tenho que pesquisar muito sobre qual universidade colocar… alguma dica?! Boa Sorte em tudo aí!

    • Minha sugestão é que você procure universidades que não sejam no fim do mundo. Alguns amigos puseram essas mais distantes só pra ter maiores chances de conseguir a vaga e estão todos arrependidos. Boa sorte!

      • Entendo Virgínia, estava pensando em colocar Calgary, depois Lakehead e como terceira opção : Guelph ou Regina ou Manitoba… O que achas?! Preciso de uma luz! Que universidade seria melhor para a nossa área de engenharia química sem ser no fim do mundo ?! Desde já, agradeço!

    • Sobre Calgary e Manitoba não posso comentar, mas tenho um amigo em Guelph e ele me diz que engenharia não é o forte e a cidade é bem “caipira”. O forte lá são as ciências agrárias e eu não acho que valha muito a pena pra nós que somos da E.Q. Quanto à Lakehead, também tenho amigos lá. Também não é uma universidade forte nas engenharias, além da quantidade muito grande de brasileiros. E algo que eu sempre recomendo é que você tente ir pra onde tiver a menor quantidade de brasileiros, pra aproveitar ao máximo a imersão cultural. É isso o que tá acontecendo pra mim aqui em Queen’s e eu não abro mão por nada. Meus amigos que estão vivendo em ‘comunidades brasileiras’ sempre reclamam da falta de interação com intercambistas de outras partes do mundo e com canadenses. Minha outra sugestão é que você pesquise bastante sobre as cidades, eu sei que Calgary e Manitoba são muito, muito, muito frias. Bem mais frias que aqui onde eu tô. Procure pensar se você vai ter alguma dificuldade muito grande de adaptação.
      Boa sorte!

      • Primeiramente, obrigada por responder! Quero muito Calgary, porque é compatível com a minha nota 6 do IELTS, está localizada no coração do petróleo do Canadá e não demoram na aceitação de bolsistas.Entretanto, mudar de Olinda-PE para Calgary-AB seria uma diferença climática absurda, porém se eu for aceita no edital de setembro, não iria “pegar logo de cara” o inverno canadense. Valorizo muito a questão da imersão cultural, e apesar de achar que isso depende de cada aluno, o fato de encontrar muitos brasileiros nesse ambiente diferente e desafiador nos torna suscetível a manter contato. Mas, como Lakehead é mais flexível, talvez a inclua como terceira opção. Seria ótimo se houvesse uma universidade em Vancouver-BC, que não a UBC que é bastante exigente, e que focasse também nas engenharias. Conheces alguma? Climaticamente, acho que é onde mais se parece com o Brasil, e o impacto seria menor…
        Mudando de assunto… Tenho curiosidade sobre quais disciplinas vc está cursando/cursou aí? Se vc já está estagiando, se sim qual a área, é remunerado, vc está gostando? Já sabe em que área vc quer atuar como E.Q. aqui no Brasil, ou pretende voltar futuramente para o Canadá? Uffa rs Sei que amanhã começam as suas férias, então Boas Férias! Aproveite! :)

  2. Olá Virgínia!
    É muito bom encontrar um blog sobre o programa para o Canadá. Eu venho procurando informações a esse respeito à algum tempo e nunca encontro relatos de estudantes que já foram.
    Muitas coisas que você descreve vem sendo bem iluminadoras para mim. No momento me inscrevi para o programa após 1 mês de briga porquê eles haviam tirado a nomenclatura do meu curso (design gráfico) como curso elegível. a nomenclatura mesmo, só aceitavam se fosse desenho industrial – design gráfico (a mesma coisa). Mas em fim, agora já deu tudo certo para a inscrição. Só fico com uma ENORME ansiedade por conta das infindáveis etapas.

    Agora eu queria saber de algumas coisinhas. ^^

    1. Você já havia participado de algum programa de iniciação científica ou ganho algum concurso? por que eu não, e tenho medo de que este seja um motivo de indeferimento caso haja muita concorrência. Então sabendo se você também não participou já me tranquiliza um pouco,

    2. Quando, no formulário CBIE, eles pedem para você escolher as universidades eles mostram algo tipo nota de corte, quantidade de vagas, concorrência, ou algo do gênero referente ao programa?

    3. Conte sobre como foi encontrar um lugar para morar aí na sua cidade. Se é casa ou dormitório estudantil da faculdade. Se o CBIE te ajudou ou você teve que correr atrás de tudo. Essas coisas ^^

    4. Conte da sua vida aí. Das sua experiências! Das coisas que são totalmente novas e diferentes e das coisas se são iguais!!
    Para ajudar a acalmar e conter um pouquinho a ansiedade sobre o processo é muito muito legal ler sobre o processo e as histórias das pessoas que já foram.

    No momento estou me jogando com o google view nas ruas das universidades (XD) e lendo o blog “Colorida Vida” de uma carioca que imigrou para o Canadá! Mas seria muito mais interessante para mim ler sobre alguém na situação em que eu energicamente espero me encontrar logo logo!! ^^

    Vou passar sempre aqui ver se você tem alguma historinha nova para contar, pode deixar. =D

    Felicidades e se divirta muito aí!

    • Oi, Priscila! É o seguinte: eu nunca fiz IC, estágio, nada extra curricular e ainda assim consegui a bolsa. Acho que o maior critério de seleção mesmo é o inglês e, dependendo da universidade, tipo McGill, o seu desempenho acadêmico.
      No formulário do CBIE eles só pedem que você escolha as universidades. Não há nenhuma informação sobre número de vagas.
      Eu tô morando na residência universitária, mas meus pais estão bancando. Houve algum engano entre o CNPq, o CBIE e Queen’s e acabou que eu não fui designada pra morar on campus. Pedi ajuda ao CBIE pra que meus pais não precisassem pagar pela minha estadia, mas acabou não dando certo.
      Boa sorte pra você! :)

  3. Oi virgínia! Muito legal a matéria mesmo! Eu estudo Design Gráfico na UTFPR e, como falei abaixo, queria saber se td mundo que você conhece se conseguiu tinha iniciação científica ou algum prêmio ou vc conhece gente que conseguiu a bolsa sem ter nenhum dos 2?
    Aproveite aí! ^^

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s